SEEWATCHLOOK | Gávea Filmes

SEEWATCHLOOK

Ano: 2013

Produção:  Bianca De Felippes e Gabriel Bortolini

Direção:  Michel Melamed

“Estou tentando descobrir tudo que não é peça”. É com essa frase que o artista Michel Melamed resume sua mais nova missão em Nova York: montar o espetáculo inédito “Adeus à Carne ou Go to Brazil”. O grande detalhe aqui é que Melamed, em uma mistura de cinema-verdade, documentário e reality show, filma seus encontros, reuniões e demais situações na cidade americana. Produzida por Gávea Filmes e República Pureza, “SEEWATCHLOOK – O que você vê quando olha o que enxerga?” estreia no Canal Brasil no dia 18 de março, às 23h30, e terá exibição diária, de segunda à sexta.

Dividida em dez episódios, a série mostra desde a compra da câmera e as primeiras tentativas de filmagem, passando por um anúncio no jornal em busca de atores e, entre os mais de trezentos currículos recebidos, as audições com mais de cem artistas; até a capa do caderno de cultura do prestigioso “The New York Times”, desenha-se um pequeno retrato da mítica cidade, sua cena e, principalmente, um convite para o público pensar sobre o papel do olhar na construção da realidade. A série tem trilha sonora original composta por Melamed para o álbum ainda inédito “Quase-Canção”.

Melamed, sempre com a câmera na mão, registra cada novo passo em NY, lugar onde já havia montado outros espetáculos, como “Regurgitophagy” e “Free Money”. Nessa nova empreitada, ele descobre um novo espaço, que nunca fora utilizado para a prática artística e, então, começa o desafio de se criar e realizar um projeto naquelas circunstâncias e em uma das mais importantes capitais culturais do mundo.

Entre seus entrevistados alguns dos mais destacados nomes da cena teatral novaiorquina, como o diretor Richard Foreman (Ontological-Hysteric Theater), Estelle Parsons, Richard Schechner (NYU), Jim Nicola (New York Theatre Workshop), Kristin Marting (Here), Vallejo Gantner (PS 122), John Collins (Elevator Repaire Service), Martha Wilson (Franklin Furnace), Peter Goldfarb, Kevin Cunningham (3 Legged Dog), Anita Durst (Chashama), Alison Knowles (Fluxus), Papo Colo (Exit Art), Vito Aconcci, Anee Cattaneo (Lincoln Center), Linda Montano e Bill Bragin (Lincoln Center).

Clipe espetáculo
http://canalbrasil.globo.com/programas

Chamada Canal Brasil
http://canalbrasil.globo.com/programas

Matéria New York Times
http://theater.nytimes.com/2011/10/29/theater