Renato Russo – É só o amor

Ano: Em breve

Produção: Bianca De Felippes

Direção: René Sampaio

“Renato Russo – É SÓ O AMOR” é um documentário que, mergulhando no acervo pessoal do artista, com mais de 6 mil itens, pretende traçar um panorama detalhado da criação de sua obra.

Através de milhares de anotações, imagens, desenhos e discos deixados por Renato Russo – como registros particulares de sua vida e trabalha – o filme investiga o processo criativo e a formação de um artista transgressor e sentimental, obsessivamente dedicado a cultivar seu vasto repertório de referências.

Renato Manfredini Júnior nasceu no Rio de Janeiro, no dia 27 de março de 1960. Filho de Renato e Carmem Manfredini, irmão de Carmem Teresa, cresceu na Ilha do Governador. Em 1973, junto com sua família, foi morar em Brasília. Em 1978, conheceu Felipe Lemos e, juntos, formaram uma banda de punk rock, o Aborto Elétrico. Foi o começo da carreira de um dos maiores compositores/cantores do rock brasileiro. Mas, quando a carreira do Aborto começava a deslanchar, Renato e Felipe brigaram e a banda se separou.

Renato, então, resolveu se apresentar sozinho, lançando o projeto “O Trovador Solitário”. Tocava todas as músicas apenas com violão e voz. Foi nessa época que Manfredini Júnior adotou o nome de Russo. Em seguida, juntando-se a Marcelo Bonfá e Eduardo Paraná, formou a Legião Urbana. No ano de 1983, Dado Villa-Lobos assumiria a guitarra da banda e, em 1994, logo depois da assinatura do primeiro contrato de gravação com a EMI, Renato Rocha, o Negrete, tornou-se o quarto integrante do grupo.

Renato Russo jamais abandonou o hábito de escrever, minuciosamente, suas ideias, planos, criações, preferências e até mesmo seus delírios. São dezenas e dezenas de diários e listas, inúmeras versões de cada letra escrita. Tudo, detalhadamente, registrado. Vasculhar esse material é também conhecer o fluxo de consciência de Renato, encontrar pistas sobre o seu processo criativo, os indícios de suas referências, os percursos de sua criação. De certa maneira, é encontrar uma entrada para a mente criativa de Renato Russo.

FICHA TÉCNICA

Roteiro: BRUNO PASSERI e DANIELA PEREIRA DE CARVALHO

Roteiro Final: DANIELA PEREIRA DE CARVALHO

Idealização e Produção: BIANCA DE FELIPPES e RENÉ SAMPAIO

Direção Geral: SUSANNA LIRA

Direção de Arte: BATMAN ZAVAREZE

Montagem: MARCIO HASHIMOTO

Produção Executiva: GABRIEL BORTOLINI