Ano: 2023
Produção: Gávea Filmes
@independencia_e_identidades
Independência e Identidades – Histórias para pensar o Brasil
Evento irá reunir autores, novos e consagrados, em painéis online e em um grande encontro presencial, na Casa de Cultura Laura Alvim
Um evento para conhecer novos autores e pensar o Brasil, sua história, sua diversidade cultural e suas múltiplas identidades. Independência e Identidades – Histórias para pensar o Brasil reunirá autores literários, novos e experientes, para debaterem sobre a formação das diversas identidades brasileiras. Os encontros acontecerão em dois momentos. De 11 a 13 de abril serão realizados painéis online no canal do Youtube da Gávea Filmes e dia 22 de abril acontecerá a Feira da Palavra, uma tarde de palestras, autógrafos, histórias e performances na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema (RJ).
Os jovens autores que participarão do evento foram contemplados no edital Retomada Cultural 2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, na categoria Literatura do Bicentenário da Independência do Brasil, e produziram as obras ao longo do segundo semestre de 2022. O evento Independência e Identidades foi contemplado no mesmo edital e conta com produção e coordenação geral de Bianca De Felippes e curadoria de Carla Esmeralda.
Também participarão do evento nomes já consagrados, como Ynaê Lopes dos Santos, autora de Racismo Brasileiro: Uma História da Formação do País, e Olívio Jekupé, primeiro escritor indígena brasileiro, com mais de 20 livros publicados. Todos eles escreveram livros que tratam da Independência do Brasil e suas identidades.
Entre os jovens autores contemplados no edital estão Diana de Hollanda, idealizadora da obra literária Versão Brasileira: a Voz da Mulher, que contou com a participação de 40 mulheres e inclui três produtos digitais (E-pub com 47 poemas inéditos de autoras distintas, *Podcast em 4 episódios e * Sarau online), Carola Castro, autora de No Sertão Azul, e Rodrigo Lima, organizador do catálogo editorial Jenipapo, Urucum e um Padê para Èsú, uma série com 7 livros de diversos autores.
“Estas obras realizadas em comemoração aos 200 anos da nossa independência oferecem uma extraordinária possibilidade de reflexão sobre o Brasil. Além disso, este projeto lança um olhar para esses jovens autores que só conseguiram publicar seus primeiros livros através deste edital”, diz Carla Esmeralda.
O Encontro de Novos Autores Online, de 11 a 13 de abril, será exibido ao vivo no Canal do Youtube da Gávea Filmes (www.youtube.com/gaveafilmes). Serão três painéis a cada dia, entre 10h e 12h45. Terça-feira, dia 11, Carola Castro, Rodrigo Lima e autores convidados falarão sobre os seus processos. Quarta-feira, dia 12, é a vez de Diana de Hollanda, autoras parceiras, e a consagrada Ynaê Lopes dos Santos apresentarem suas obras. Quinta-feira, os autores dos projetos Versão Brasileira e Jenipapo apresentam suas obras e, em seguida, Olívio Jekupé encerra a programação.
A Feira da Palavra, na Casa de Cultura Laura Alvim, promoverá o encontro presencial dos autores com o público. Serão debates, performances e tarde de autógrafos. Ynaê Lopes dos Santos e Carola Castro participarão de um debate e falarão sobre suas obras Racismo Brasileiro: Uma História da Formação do País e No Sertão Azul. das 16h às 17h. Em seguida, das 17h às 18h, Diana de Hollanda e Marina Hodecker falarão sobre o projeto Versão Brasileira: a Voz da Mulher. Os bate-papos vão acontecer no teatro e serão mediados por Carla Esmeralda. Entre uma conversa e outra, atores convidados farão a leitura de trechos das obras publicadas. A programação termina com o lançamento dos 7 livros do catálogo Jenipapo, Urucum, E Um Padê Para Èsù – Sete Escritas De Encruzilhadas. Tambémestarão à venda no local outras obras dos autores presentes e que tratam da Independência e da formação das identidades brasileiras.
“O Nosso objetivo é fazer do dia 22 de abril, data em que os primeiros portugueses chegaram aqui, um dia para pensar o Brasil”, conclui Bianca de Felippes.
Independência e Identidades – Histórias para pensar o Brasil conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.
FICHA TÉCNICA
Produção e Coordenação Geral: Bianca de Felippes
Curadoria: Carla Esmeralda
Produção de Conteúdo e Operação: Carolina Mezher
Roteiro e Direção de Performance: Leonardo da Selva
Moderação de Painéis Online: Rodrigo Lima e Diana de Hollanda
Design e Redes Sociais: Lívia Amartt e Marília Libardi
Assessoria de Imprensa: Marcelle Braga